sábado, 7 de abril de 2012

Sepultura encerra hoje bem-sucedida turnê no Leste Europeu



Os brasileiros do Sepultura encerram hoje, 07 de abril, em Minsk (capital da Bielurrússia), uma maratona de 15 shows em 19 dias na bem-sucedida “Kairos Eastern European Tour”, a turnê de divulgação de seu mais recente álbum, “Kairos”, no Leste Europeu.

Ao todo, a banda passou por cinco países – Letônia, Estônia, Finlândia, Bielorrússia e Rússia. Foi na Rússia onde eles fizeram mais apresentações, 11 no total, algo inédito na já longa carreira do grupo, que comemorará 28 anos de existência em dezembro de 2012.

Em meio à correria de tantos shows seguidos, com viagens em aviões não tão seguros ou uma travessia pela Sibéria no trem transiberiano, além de tardes de sessões de autógrafos em diversas cidades russas, o guitarrista Andreas Kisser encontrou um tempo em sua agenda para falar com o nosso blog a respeito da turnê.

Andreas nos disse que a turnê foi muito boa, celebrando o fato de os fãs terem recebido muito bem as cinco músicas do “Kairos” (“Kairos”, “Relentless”, “Dialog”, “Mask” e “Just One Fix”) que eles tocavam a cada show. “As músicas novas estão funcionando muito bem, eles conhecem bem o material novo assim como toda a história [do Sepultura]”, contou Andreas ao nosso blog.

Sobre a Rússia, em específico, Andreas se mostrou satisfeito em terem feito uma série extensa de shows por todo o país e, também, com a recepção dos fãs russos, “muito intensos”, segundo descreveu.

Para além das questões mais diretamente ligadas à música, Andreas concedeu, em exclusividade ao nosso blog, suas impressões acerca das mudanças na Rússia e Letônia, países em que o Sepultura tocou pela primeira vez em 1992 (poucos meses depois da ruptura da União Soviética), para a realidade dos dias atuais, 20 anos depois da queda do império soviético – “mudou tudo, tudo mesmo. O astral é bem mais leve hoje em dia e os países parecem ser outros. Há 20 anos, o muro tinha acabado de cair e as coisas estavam muito difíceis, pobreza geral e um sentimento de confusão, de ‘e agora?’. Hoje os países estão com uma bela estrutura”, disse.

Depois da maratona pelo Leste Europeu, não pense que a banda voltará ao Brasil para descansar. No dia 10 de abril o Sepultura dará início a mais uma série de shows, desta vez será a “North American Kairos Tour 2012”, em que o grupo fará 21 shows em 22 dias, passando pelo Canadá e pelos EUA.

PS. Foto de Derrick Green, retirada da página do Facebook do vocalista do Sepultura.

Nenhum comentário: